23/01/2020

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA é regulamentada pela norma NR nº 05 do Ministério do Trabalho e Emprego.

O principal objetivo da comissão é prevenir acidentes, doenças decorrentes do trabalho, e outras situações de risco que poderão comprometer a saúde e integridade física dos trabalhadores.

Os membros da CIPA recebem o nome de cipeiros, e são colaboradores eleitos ou nomeados, para representar os demais funcionários da empresa, são responsáveis por fiscalizar a empresa e as condições de trabalho a que os colaboradores são submetidos, devendo fazer rondas frequentes nos postos de trabalho, para ouvir reclamações, documentar e poder agir.

É importante que o cipeiro esteja ciente de suas responsabilidades e se proponha a ser protagonista de mudanças e adequações.

Algumas atribuições do cipeiro:

  • Participar dos Cursos e Treinamentos oferecidos pela CIPA Central, 
  • Consultar as Normas Regulamentadoras e se manter atualizado sobre assuntos relacionados a segurança do trabalho;
  • Ser um agente multiplicador, colaborando com o treinamento de segurança dos demais trabalhadores;
  • Denunciar possíveis falhas de segurança nos ambientes/postos de trabalho;
  • Sugerir e buscar soluções em conjunto com a CIPA Central e as áreas afins (SESMT e DSTr).

Tem interesse em conhecer mais sobre o assunto? entre em contato conosco e solicite material de apoio.cipa@unicamp.br